Evento abordou detalhes dos projetos sociais desenvolvidos no município.

A Câmara de Itapecerica da Serra sediou um importante encontro hoje (31/03), entre vereadores, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), membros da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e  representantes do Poder Executivo, entre ele o Vice-prefeito Paulinho Pereira.

Os vereadores Pastor Márcio (PSC), Zecas (PSB), Val Santos (PRB), Cepacol (PSC), Allan Dias (PSC), Jonas Feijó (PMDB), Profº Marcelo (PSB) e Toninho Trolesi (PRTB) compareceram ao encontro. O evento foi idealizado para promover a comunicação pensando em tantas pessoas vulneráveis socialmente no município que não tem suas necessidades básicas supridas.

A grande importância da reunião de hoje na Câmara Municipal reside no fato de que a questão tratada no plenário da Casa de leis está inserida em um debate mais amplo, ligada aos próprios direitos humanos.

Os objetivos e resultados alcançados pelos projetos apresentados, fundamentais para a população, reflete a realidade do próprio país, já que os problemas sociais enfrentados na cidade de Itapecerica são problemas de relevância nacional.

Todos os presentes assistiram com admiração a apresentação sobre a atuação do Conselho Municipal de Assistência Social, pela sua contribuição para as políticas públicas do município. O profundo reconhecimento se deve a grande importância do trabalho destes profissionais, que com comprometimento particular, lidam diariamente com questões ligadas ao abandono de incapazes, fome, desemprego, entre outras dificuldades de mesma proporção.

O trabalho do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) contempla diversas entidades que prestam atendimento àqueles que mais precisam de auxílio na cidade, às vezes com intensas necessidades, considerados em nível de vulnerabilidade social. O conselho tem entre as entidades, casas que atendem desabrigados, idosos, crianças abandonadas.

Os vereadores levantaram questionamentos sobre estes trabalhos, como número de pessoas atendidas, dificuldades enfrentadas e apresentaram possibilidades para preservar a qualidade do serviço e favorecer o desenvolvimento destas entidades no município. O Presidente da Câmara Municipal Pastor Márcio, pontuou a inviabilidade de implantar melhorias por meio de leis que não incorporassem as possibilidades do Poder Executivo e que, futuramente, teriam dificuldades de serem implantadas. Destacando a importância da integração entre os Poderes Executivo e Legislativo, objetivando gerar mudança no quadro atual.

A secretária municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Helena Regina de Oliveira (Helena Rol) apresentou as dificuldades enfrentadas, limitações orçamentárias e características do trabalho social.

O pastor em nome de todos os vereadores se prontificou em atender as demandas sociais da cidade, no que se refere a função da Casa de Leis, proporcionando às iniciativas dentro do município possibilidade de ajudar os necessitados.

Paulinho Pereira, vice-prefeito da cidade, se pronunciou acrescentando como é indispensável o trabalho conjunto entre os Poderes Legislativo e Executivo, com comunicação entre as partes favorecendo o objetivo maior de atender as entidades necessitadas.

Entre outros palestrantes, houve a apresentação de Gabriela Meira, nutricionista do banco de alimentos. Por lidar com uma necessidade básica, a alimentação, despertou a atenção da plateia. Impressionando o público com a informação de arrecadações para a instituição, que acabam sendo prejudicadas por falta de recursos próprios, como veículo que transporte os alimentos doados, por exemplo.

O Diretor Cícero Melo, responsável pelo Posto de atendimento ao trabalhador (PAT), apresentou o trabalho ligado ao reenquadramento de desempregados e contratação de jovens em busca de inserção no mercado de trabalho. O Diretor falou das ações do SEBRAE na cidade, feiras, cursos, programas, consultorias, palestras, linhas de empréstimos, destinadas a ajudar o pequeno empresário, gerador de empregos.

Cícero Melo e Gabriela Meira, assim como todos os palestrantes e envolvidos indiretamente, além de desempenhar as suas funções profissionais, atendem o objetivo maior e nobre de gerar o bem a quem mais precisa. No WorkShop estavam presentes Cícero Melo, do Posto de Atendimento ao Trabalhador PAT, Gabriela Meira, nutricionista do Banco de Alimentos, Gilmara Araújo, do Conselho Tutelar, Luiz Gustavo Américo,  Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jucélia Lima, da Proteção Social Especial Alta Complexidade (Abrigos-SAICA), Juliana de oliveira Martins, Proteção Social Especial Média Complexidade (CREAS), Claudia Aparecida Frutoso, Proteção social Básica (CRAS), Thiago Inocente de Oliveira, Cadastro Único, Helena Regina de Oliveira, Secretária.

Evento 31 de março

Publicada por em 31/03/2017