22/06/2017

Câmara Municipal recebe representantes do IBGE.

O Presidente da Câmara Pastor Marcio e o Vice-Presidente Zecas e os vereadores, Cepacol, Allan Dias, Val Santos, Carlinho Bandeira e Markinhos da Padaria, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22/06) na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra com os representantes do IBGE da agência local que tem jurisdição em toda área do “Conisud” Sr. Guilherme Ribeiro Peixoto e Sr. Narcizo Francisco de Lima.

O objetivo desta reunião foi discutir os Arranjos Institucionais e Parcerias Locais, com especial foco na necessidade do estabelecimento da Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Município, que poderá contar com representantes do poder legislativo, do poder executivo e de demais membros interessados da sociedade, para acompanhamento e colaborações nas atividades de coleta e divulgação estatística e geográfica local, com especial atenção inicialmente para o Censo Agropecuário, que se iniciará em Outubro de 2017.

Os representantes do IBGE inicialmente apresentaram um breve relato sobre as principais pesquisas em curso na Jurisdição: PNAD Contínua, MUNIC e POF. Além de instruírem sobre o uso e importância das ferramentas de divulgação disponíveis:

www.cidades.ibge.gov.br ;

www.sidra.ibge.gov.br ;

www.munic.ibge.gov.br

www.portaldemapas.ibge.gov.br.

Esclarecendo a importância da qualidade da coleta e divulgação para o cumprimento da missão institucional do IBGE: “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”. Sendo que em relação ao Censo Agropecuário, é de suma importância o apoio do poder público de Itapecerica da Serra, onde estará localizada a agência e o posto de coleta das informações dos municípios de: Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Cotia, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Os vereadores, cientes da importância do levantamento estatístico populacional fidedigno e atualizado do município, levantaram questionamentos e dúvidas em relação ao último Censo Populacional e suas atualizações e estimativas. Além disso, foi-se discutido a importância da lei de bairros do município, uma vez que os setores censitários (e a respectiva divulgação) devem respeitar os limites de bairros estabelecidos em lei municipal.

O encontro encerrou-se com otimismo, haja vista o mútuo interesse em estabelecer um pleno canal de comunicação com vistas às estatísticas municipais, com o estabelecimento e continuidade das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, dos treinamentos a serem oferecidos pela unidade estadual do IBGE em São Paulo/SP e com o oferecimento da Monografia Municipal.

IBGE

Publicada por em 22/06/2017