Notícias



48° Aniversário Emancipação Político Administrativa de Juquitiba.

Emancipação Político Administrativa de Juquitiba.
Visualize fotos

Em convite do Poder Legislativo do Município de Juquitiba, no ultimo dia 27 de março de 2013 às 19:00, compareceu o Presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Cícero Costa, os Vereadores, Professor Jonas Feijó e Alex Pires, na Sessão Solene em comemoração ao 48° Aniversário de Emancipação Político Administrativa de Juquitiba.

Foi uma noite de grande festa, com homenagens; ao Rotary Club do Município, a Professora Veronica Freisinger Avila, ao ex-Vereador Ostil Rodrigues Pereira, e também ao ex-Vereador Istércio Machado e apresentações, com o coral da Assembleia de Deus de Juquitiba.

 

Esteve presente, o Prefeito de Juquitiba Francisco de Araujo Melo, o Vice-Prefeito Roberto de Oliveira, a Ex-Prefeita do Município Cida Maschio, o Presidente da Câmara e Vereador Pedro Angelo da Silva de Lima, Vice-Presidente e Vereador Dorvalino Dias da Silva, 1° Secretário e Vereador Leonardo Henrique Lopes Tavares, 2° Secretário e Vereador José Grigorio, Vereadores; Lana Nilson Santos Bonfim, Marlos Martins Feitosa, Gilsinei Domingues da Paz,  Gilmar Pires de Camargo, Edson Garcia, Dimas Ghizzi, Willians Soares Rodrigues.

 
 

 

 HISTÓRIA DE JUQUITIBA

Até 1887, Juquitiba era conhecida como Bairro de São Lourenço, quando resolvendo construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, Manuel Jesuíno Godinho e sua mulher, Francisca Maria da Penha, doaram para que fosse constituído o patrimônio, uma área de sua propriedade, a qual, por sua vez deveria ser cedida gratuitamente à aqueles que em torno da nova capela, quisessem, construir suas residências, tendo também cedido gratuitamente a madeira necessária às construções.

À partir desta data o então Bairro de São Lourenço passou a denominar-se Capela Nova de Bela Vista do Juquiá, nome que perdurou até 27 de Dezembro de 1907, quando foi alterado por Juquitiba através da lei nº 1117.

Em 28 de Fevereiro de 1964, pela lei nº 8082, Juquitiba foi desmembrada de Itapecerica da Serra, constituindo-se um novo município. A data de sua emancipação política é 28 de fevereiro de 1964, quando o então Governador Adhemar Pereira dos Santos promulgou a lei nº 8082. Contudo, o aniversário da cidade é tradicionalmente comemorado no mês de março, coincidindo com a data de posse do Primeiro Prefeito de Juquitiba - Sr. Padur Abes - em 28 de março de 1965.

A partir desta época, Juquitiba vem acelerando seu desenvolvimento e neste momento conta com uma população aproximada de 30.000 habitantes. Nos fins de semana esse número aumenta devido à proprietários de chácaras e sítios e turistas que procuram descobrir os encantos dessa maravilhosa " TERRA DE MUITAS ÁGUAS ".

Até 1999, o município era considerado pela EMBRATUR e SECRETARIA DE ESPORTES E TURISMO DE SÃO PAULO como "Município Prioritário para o Desenvolvimento e Turismo". Atualmente recebemos a Deliberação Normativa de Nº 408-03.09.99, onde estamos caracterizados como "MUNICÍPIO TURÍSTICO".

Geograficamente, Juquitiba situa-se ao sul do Estado de São Paulo (altitude de 728m, latitude 47º), junto à serra do mar e à margem da rodovia Régis Bittencourt (Mercosul), que leva a Curitiba. Está a 73km da Capital, contados à partir do marco zero da Praça da Sé. Tendo uma área de 569Km2, fazendo limites com: São Lourenço da Serra, Embu-Guacú, São Paulo, Ibiúna, Pedro de Toledo, Miracatu e Itanhaém. A região é tipicamente montanhosa, de clima ameno(temperatura média anual de 18ºc) e ar puro. A paisagem é dominada por florestas, lagos, represas, dezenas de ribeirões e rios como o Juquiá e o São Lourenço - o que justifica a denominação indígena "Terra de Muitas Águas".

Em 1996, o Município de Juquitiba recebeu o Selo de Município com Potencial Turístico; em 1997/98, o Selo de Município Prioritário para o desenvolvimento do Turismo; em 1999 o Selo de Município Turístico.

O Município faz parte ainda do CODIVAR - Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ribeira e PNMT - Programa Nacional de Municipalização do Turismo.

 

Câmara Municipal de Juquitiba,

Rua: José Prestes Rosa-68 Centro - Tel: 11 4681-4648

 

Fonte: Sermerson Tiago da Silva.'.

 

Assessor de Imprensa Câmara de Itapecerica da Serra 




Publicado em: 17 de abril de 2013

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Representantes da área da saúde no município comparecem à Câmara para prestação de contas.

25 de outubro de 2017

 Neste dia 25 de outubro, a Audiência Pública de prestação de contas referente a área da saúde discriminou cada valor investido no município no segundo quadrimestre deste ano.  A Câmara de Itapece...

Leia Mais

A saúde é tema da sessão desta terça-feira (24/10)

24 de outubro de 2017

 Os vereadores de Itapecerica da Serra se reuniram nesta terça-feira (24/10) com o objetivo de realizar a 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal.  Indicações e requerimentos feitos pelos vereado...

Leia Mais

População de Itapecerica lotou Audiência Pública com a EMTU

23 de outubro de 2017

 O público de mais de 150 pessoas lotou o plenário David Farah na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18/10). A razão desta mobilização foi o grande descaso constantemente apontado pela população...

Leia Mais

32ª sessão ordinária aborda questões de grande importância.

17 de outubro de 2017

 Trazendo à população informações sobre questões de interesse público, a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (17/10), foi transmitida ao vivo pela internet.  A pr...

Leia Mais

Foi enfatizado na 31ª sessão ordinária o feminicídio.

10 de outubro de 2017

 No plenário da Câmara de Itapecerica da Serra, hoje (10/10), às 19:00 horas, se iniciou a 31ª sessão ordinária, transmitida ao vivo pela internet.  Na primeira parte da sessão foram votados reque...

Leia Mais

Audiência Pública abordará problemas na área de transporte público.

05 de outubro de 2017

 A partir das 19:30, no dia 18 de outubro, no plenário da Câmara Municipal.

Leia Mais