O Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), assumiu a Presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
O conselho, formado por representantes das 39 cidades da Grande São Paulo, busca soluções para problemas que o município não consiga resolver sozinho.
“Vou propor o que eu acho que seja uma das tarefas do conselho: pensar na Região Metropolitana não apenas para um ou dois anos, mas para dez... 20 anos, que é o que as Grandes Regiões Metropolitanas do mundo fazem”, disse o prefeito.
A Região Metropolitana tem atualmente 20 milhões de habitantes, dez rodovias, centenas de córregos e rios, compartilham riquezas econômicas, naturais e problemas entre as cidades.
Para unificar informações sobre a região, agora existe um atlas geográfico e social da Grande São Paulo. Mais um instrumento que ajuda na hora de discutir problemas comuns que exigem a cooperação de todos, como por exemplo, a inspeção veicular ambiental de carros emplacados fora da capital e a restrição à circulação de caminhões que, no caso de Cotia, trava a Rodovia Raposo Tavares e os acessos à cidade paulista.
Na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou um Decreto criando um fundo para captação de recursos, uma conta conjunta dos Municípios e do Estado que poderá receber empréstimos de bancos internacionais.
“Hoje para combater enchente no mercadão de São Paulo, precisamos fazer um piscinão em Mauá. Então sempre teremos as soluções em conjunto das Regiões Metropolitanas”, exemplificou Alckmin.
Na próxima reunião que acontecerá no próximo mês, o conselho definirá como será a contribuição dos municípios nesse fundo de investimentos.
Assessor de Imprensa Câmara de Itapecerica da Serra
Publicado em: 18 de abril de 2013
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara