Notícias



Rainha do povo Bena, é homenageada na 5ª Sessão Ordinária de 2019.

A Câmara Municipal recebeu em sua 5ª sessão ordinária, a presença da Rainha Diambi...
Visualize fotos

  Excepcionalmente a Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira (12-03), em sua  5ª sessão ordinária, a presença da Rainha Diambi Kabatusuila que é uma importante representante do povo Bena, da região central de Kansai na República Democrática do  Congo, coroada como governante do povo Bena em Agosto de 2016. Agora detém o título de Diambi Makulenga Mukaji Wa Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo). Em Kinshasa, capital e maior cidade da República Democrática do Congo, fazendo parte da Associação de Autoridades Tradicionais e Consuetudinárias do Congo. 

 A Rainha é a primeira líder da etnia Bantu Bena Tshiyamba de Bakwa Indu a visitar nosso país. Ela realizou neste ano diversos encontros com brasileiros, começando por Salvador e seguindo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e finalizou a viagem ao visitar São Paulo, prestigiando a cidade de Itapecerica da Serra.

 Os presentes no Plenário David Farah e aqueles que assistiam pela internet puderam ouvir o discurso da representante do povo africano que compartilhou com todos não só a questão histórica, de vinda dos negros africanos ao nosso país, mas o valor e grande contribuição dos africanos para a nossa sociedade como a conhecemos hoje. Diambi Kabatusuila enfatizou a importância de conhecermos a nossa ancestralidade, encerrando o seu pronunciamento lembrando que a África não está do outro lado do oceano, mas está aqui, em todos nós.

  O Presidente da Câmara Municipal Marcio Roberto juntamente com o Vice-Presidente Zecas, autor do pedido da moção, e em nome de todos os vereadores presenteou a Rainha com Flores e Moção de Aplausos e Congratulações, e em retribuição a Rainha presenteou o Presidente em nome de todos os vereadores com uma faixa que traz consigo as cores da bandeira do congo e simboliza a união de sua visita ao Brasil, e também uma pulseira feita artesanalmente pelo povo Bena, na qual o Presidente da casa Pastor Marcio Roberto decidiu passar a direção da casa para que seja patrimônio da casa de leis e venha eternizar esta visita na qual simboliza o respeito entre povos.

  O Presidente Marcio Roberto, em suas palavras, falou aos presentes da sua própria ascendência, por também ter antepassados negros, e a importância de valorizarmos a nossa história.

  Os vereadores Carlinho Bandeira e Allan Dias presentearam a Rainha e o Príncipe do Kuabo da Angola,  com a medalha do ultimo evento de Taekwondo que ocorreu na cidade no ultima dia 10/03 no ginásio central, por saber que a Rainha é também lutadora de Taekwondo e uma grande apreciadora das artes marciais, tanto a rainha quanto o príncipe ficaram lisonjeados com o carinho e respeito recebidos na casa de leis.

  Os vereadores deram prosseguimento a sessão ordinária. Com rejeição do veto total ao Projeto de Lei nº 1.331/18, que estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiências já cadastradas nas unidades de saúde do município de Itapecerica da Serra. E rejeição do veto parcial ao Projeto de Lei nº 1.729/18, que dispõe sobre a legislação específica para o sistema de táxi no município.

  Foram aprovados os Projetos de Lei: nº 1.335/18, que denomina viela Luiz Angelo da Silva, o logradouro público que especifica, e nº 1.339/19, que denomina Rua Capitão Mateus o logradouro público que especifica.

  O Projeto de Lei nº 1.738/18, que altera o art. 1º da lei nº 2.193, de 5 de julho de 2011, que proíbe a instalação de agência funerária no local que especifica, teve pedido de vista aprovado.

 




Publicado em: 12 de março de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa MTB: 0063790/SP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

A 38ª sessão ordinária do ano foi realizada nesta terça-feira (03/12)

03 de dezembro de 2019

   Os vereadores de Itapecerica da Serra se reuniram na 38ª sessão ordinária do ano. Iniciando o mês de dezembro cantando o hino da cidade.  A sessão ordinária desta terça-feira (03/12) foi a pen...

Leia Mais

A palestra "Como Implementar a Gestão Documental" foi realizada na Câmara Municipal.

27 de novembro de 2019

   Os funcionários da prefeitura e da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra e demais interessados puderam assistir nesta quarta-feira (27/11) a palestra sobre “Como Implementar a Gestão Documen...

Leia Mais

E-SIC/LAI

27 de novembro de 2019

Na 37ª sessão ordinária do ano vereadores fazem homenagens.

26 de novembro de 2019

   Na 37ª sessão ordinária do ano, após votados os requerimentos, os vereadores aprovaram Moções de Aplausos e Congratulação.   Nesta terça-feira, 26 de novembro, foi homenageado o grupo de poeta...

Leia Mais

Vereadores prestigiam o 15º JATIIS "Jogos Adaptados à Terceira Idade"

26 de novembro de 2019

     Foram abertos os 15º Jogos Adaptados à Terceira Idade de Itapecerica da Serra (JATIIS), nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da cidade.     Prestigiaram a ce...

Leia Mais