População de Itapecerica lotou Audiência Pública com a EMTU

Plenário da Câmara Municipal  foi tratado o descaso da empresa...

O público de mais de 150 pessoas lotou o plenário David Farah na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18/10). A razão desta mobilização foi o grande descaso constantemente apontado pela população sobre as condições do transporte oferecido no município. A Casa de Leis abriu espaço para os representantes da EMTU “Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos” responderem diretamente à população da cidade.

Compareceram à Audiência representando a empresa EMTU o Presidente Joaquim Lopes, o Diretor de Gestão Operacional Marco Antônio Assalve, o Gerente de logística Integrada Raul Sunao, e representando a empresa Miracatiba o Coordenador de Operações Cleidson e o Coordenador de linha Joel.

O Presidente da Câmara Municipal Pastor Marcio intermediou o diálogo entre os munícipes, consumidores do serviço que melhor do que ninguém, entendem a gravidade do problema e a empresa de transporte público. Também estavam presentes os vereadores Antonio Trolesi, Profº Marcelo, Allan Dias, Jonas Feijó, Ramon Corsini, Cepacol, Carlinho Bandeira, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal Zecas. O Vice-Prefeito de Itapecerica da Serra Paulinho Pereira compareceu, assim como os vereadores dos municípios vizinhos Profª Cida Nunes e Willians Soares de Juquitiba, o Presidente da Câmara de Embu Guaçu Agildo Barcelar e o Vice-Presidente Leandro de Jesus da Câmara de São Lourenço da Serra que compartilham do mesmo sistema de transporte e se fizeram presentes trazendo seus questionamentos ligados à realidade de seus municípios.

A audiência contou com a presença dos assessores dos Deputados Analice Fernandes, Geraldo Cruz.

O presidente da Câmara Pastor Marcio, abriu a audiência deixando claro a forma como ela seria encaminhada, os cidadãos que desejassem fazer perguntas teriam dois minutos para isto, assim como os vereadores visitantes e os vereadores de Itapecerica da Serra. Por se tratar de uma Audiência Pública, o espaço para todos se manifestarem com igualdade foi respeitado.

O vereador e Presidente da Câmara Pastor Marcio foi enfático ao questionar sobre o ProPolos “Programa de revitalização dos núcleos urbanos e das centralidades servidas pelo transporte metropolitano sobre pneus", que propõe ações em áreas que aumentariam a qualidade do transporte em Itapecerica. Os demais vereadores fizeram indicações sobre áreas da cidade que têm carência de medidas urgentes.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos teve que receber críticas sobre os mais diversos pontos ligados à atuação dela, como: número de linhas insuficientes, falta de segurança, altos valores cobrados nas passagens, localizações ruins de pontos de ônibus, falta de acessibilidade, péssimos horários dos ônibus, falta de integração. Um dos pontos que foi tratado na audiência de forma reincidente foi o mau atendimento no “0800” da empresa que era para ser um canal de solução de problemas, mas de acordo com os usuários das linhas, gera ainda mais transtorno para o consumidor. O Presidente da EMTU escutou o que foi levantado e se pronunciou sobre, justificando as questões levantadas. A Câmara de Itapecerica da Serra continuará a acompanhar os problemas abordados pela população na audiência.

Publicado em: 23 de outubro de 2017